29 dezembro, 2006
Poesia e superstição
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
Olavo Bilac
Ontem acabei esquecendo de postar sobre o grande poeta Olavo Bilac. Ainda bem que o Fernando me lembrou. Bilac que era também cronista, contista, conferencista, autor de livros didáticos e inspetor de ensino, nasceu em 16 de dezembro de 1865, na cidade do Rio de janeiro, e faleceu, na mesma cidade, em 28 de dezembro de 1918. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e criou a Cadeira n° 15, que tem como patrono Gonçalves Dias. Mais Bilac aqui. Poesias.
Já falei do significado de cada cor de roupa na virada do ano. Hoje postarei sobre o que se deve comer para ter um 2007 melhor, segundo as superstições e crendices populares. Frutas, bebidas e alguns ingredientes são indicados e devem ser incorporados à ceia especial. Aqui algumas receitas.
Bebida: O champagne(prosseco ou espumante), é a bebida ideal para festas, principalmente de final de ano. Bebida nobre, ela deve ser servida bem gelada e em taças de cristal para brindar a chegada do novo ano. Adoro essa parte...rssss.
Lentilha: Segundo a tradição, devemos comer lentilha ou, na falta desta, feijão. Acredita-se os grãos que aumentam de volume durante o cozimento faz as pessoas crescerem também, trazem fortuna. É o que eu como na virada do ano!
Uvas pretas: O folclore recomenda comer sete bagos de uvas pretas. Assim, o indivíduo atrairá prosperidade para o ano que chega.
Romã: Há a crença de que caroços de romã podem trazer boa sorte. Deve-se comer uma romã e colocar sete sementes embrulhadas num papel e guardar na carteira para ter dinheiro o ano inteiro.
Frutas secas ou cristalizadas: A tradição manda comer pêssego, figo, amêndoa ou avelã para se ter mais sorte e fortuna.
Carnes: Segundo as crenças populares, aves como o peru e o frango não devem ser preparadas na ceia de ano novo, porque ciscam para trás e acredita-se que quem comê-los regredi na vida. É aconselhável preparar carnes como boi, cordeiro(foto) e principalmente porco, animal que fuça e empurra a terra para frente. Peixes como atum, bacalhau e salmão , considerados peixes "destemidos", também são recomendados.
*Como foi bom ver e rever Elis Regina. Não tem ninguém igual a ela, na maneira de interpretar. Uma bela idéia da Globo. Amei!!! Como ela faz falta. Só faltou eles mostrarem outros compositores lançados por ela como Ivan Lins(Madalena), Renato Teixeira(Romaria), Zé Rodrix(Casa de Campo) e Belchior(Como Nossos Pais, música do vídeo), entre outros.
*Não esqueçam, hoje é dia do Nhoque da Sorte. Boa sexta a todos!