23 dezembro, 2006
Invente o seu Natal!
Faça o melhor que puder
Invente seu Natal!
Faça algo diferente
Com aquilo que tiver!
Enfeite-se, alegre-se.
Se não tem dinheiro,
Encha seu coração de amor!
Seja a própria árvore
Com bolinhas coloridas
E muito riso!
O calor que emana do seu abraço
Dinheiro nenhum no mundo
Poderia comprar.
Dê um abraço, um sorriso,
Um te gosto, um te amo...
...Seja você o presente!
Leticia Thompson
Não sei vocês, mas adoro fazer a ceia e decorar a mesa, quanto mais colorida, melhor. Aqui, umas dicas que a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo deu na revista Veja São Paulo.
1. Louça
Pratos brancos e lisos são mais fáceis de combinar. Numa mesa tradicional, pode-se acomodá-los sobre sousplats de prata. Materiais como cerâmica e palha ficam bem para o dia-a-dia.
2. Enfeites
Há uma infinidade de opções. Nesta foto, o pinheirinho neutro substituiu o batido arranjo de flores. O par de castiçais, com a haste comprida, fica acima da altura dos olhos e não atrapalha a conversa entre as pessoas.
3. Taças
Uma taça transparente é sempre mais adequada para o vinho e para o champanhe, pois ela permite que se veja a cor verdadeira da bebida. Já o copo para água pode ser colorido.
4. Cardápio
Deixou para a última hora? Nem pense em preparar tudo sozinho. É mais fácil comprar pronto o que for possível. Com poucos dias de antecedência, pode-se encomendar a ceia. De preferência, escolha um lugar perto de casa, para facilitar a retirada da comida. A maioria das pessoas ainda é muito influenciada pelo menu europeu. Lembre-se de que é inverno no Hemisfério Norte. Um cardápio leve tem mais a ver com nosso verão. Prefira uma salada de folhas crocantes a maionese, que azeda. Frutas frescas e tortas geladas também são adequadas.
5. Talheres
A regra é clara: faca à esquerda e garfo à direita. Mas, no caso de mesas informais como esta, é possível posicionar os dois talheres do mesmo lado.
6. Toalha ou jogo americano?
Num jantar tradicional, deve-se usar sempre a toalha. "Particularmente acho mais bonito", diz Claudia. Numa ocasião informal para poucas pessoas, no entanto, o jogo americano cai bem. Detalhe imprescindível: a mesa precisa ser bonita.
* O vôo do Jacques atrasou 2h30, na atual situação até que não foi muito. Fez bem a ANAC(Agência Nacional de Aviação Civil), em impedir a TAM de vender passagens para vôos que partem de todo o país entre sexta e domingo. Era muita sacanagem da empresa continuar vendendo passagem se estava com todos os vôos atrasados.
* Hoje vou comprar o que falta para o Natal, não vai ser fácil, mas não pretendo exagerar nas compras. Presentes só para as crianças e os meus pais.
* Bom sábado a todos!