16 dezembro, 2006
Aniversários
"De um traço nasce a arquitetura.
E quando ele é bonito
e cria surpresa,
ela pode atingir,
sendo bem conduzida,
o nível superior de uma obra de arte."
Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer fez ontem 99 anos, mas isso parece não incomodá-lo, visto que ele tem uma série de projetos engatilhados ou em curso, tanto no Brasil quanto no exterior: um centro cultural à beira-mar para o Recife, um centro administrativo de 300 mil m2 para o governo de Minas Gerais e uma praça que ele desenhou para Havana, sua primeira obra em Cuba, em fase final de construção. A cidade de Paris também ganhará uma escultura do arquiteto, um monumento à paz, a ser inaugurada nos próximos dias.
De acordo com a Folha on-line, Niemeyer entregou, há duas semanas, o projeto para a construção de um centro cultural de 24 milhões (equivalente a R$ 67,8 milhões) para os reis da Espanha, a ser construído na região de Astúrias, no norte daquele país. Já em Ravello, na Itália, está em fase de licitação o centro de música que criou para ser construído nas rochas, pendurado sobre o mar, a pedido do sociólogo Domenico de Masi.
Entre museus, centros culturais e auditórios para cidades brasileiras, há pelo menos dez projetos em curso ou em fase de negociação, segundo o engenheiro calculista José Carlos Sussekind, um dos amigos mais próximos do arquiteto.
Em comemoração ao aniversário do arquiteto que projetou Brasília, ontem, foi inaugurado o Complexo Cultural da República que engloba o Museu da República Honestino Guimarães(uma homenagem ao líder estudantil morto em 1973) e a Biblioteca Nacional Leonel Brizola, por ser semelhante a projetos concebidos pelo ex-governador e Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro. O sonho de Niemeyer, porém, é concluir o Eixo Monumental tal qual o concebeu. Falta, segundo ele, um centro cultural para shows e cinema, a ser construído no lado oposto da catedral. Como dá para ver ele não para, que fôlego! Vixe!!!
Em 16 de dezembro de 1770, nasceu em Bonn, Alemanha, o músico e compositor Ludwig Van Beethoven. É considerado o maior e mais influente compositor do século XIX. Beethoven ficou mais conhecido pelos quatro grandes ciclos dedicados às formas clássicas: as sonatas, os concertos, os quartetos de cordas e, claro, as sinfonias. A Nona Sinfonia. Suas 32 sonatas para piano são consideradas o "Novo Testamento da Música". Ele morre em 26 de março de 1827. Galeria de Beethoven.
*O calor anda insuportável, a previsão para hoje é que a temperatura máxima chegue a 38°. Para aguentar, só com pouca roupa e banhos seguidos. Bom sábado a todos!