20 outubro, 2006
O Espaço é nosso!
Como é doce contemplar o céu
Interrogar as estrêlas
Reviver o passado
E pensar que alguém longe
Bem distante de nós
Esteja ao mesmo tempo
Contemplando o mesmo céu
Interrogando as mesmas estrêlas
E dizendo baixinho
Saudades.
Rose Giacomelli
Até quanto presidente dos EUA, George W. Bush, se considerará o dono da verdade e do mundo, promovendo guerras de acordo com a sua vontade e interesse em vender as armas que o país americano produz? A melagomania do presidente chegou ao seu extremo, quando sancionou na quarta-feira uma lei que restringe a exploração espacial pelos outros países. O texto afirma que os americanos "não vão admitir" (que abuso!) o uso do espaço para atividades que considerarem "hostis" aos seus interesses. O Espaço é deles? E o interesse do resto da humanidade? A nova política espacial substitui uma legislação anterior, de 1996, e visa garantir a "segurança espacial". Melhor dizendo, visa garantir a segurança espacial dos EUA.
De acordo com a Veja, a lei diz que os EUA "vão preservar seus direitos, capacidades e liberdade de ação no espaço e negar, se necessário, aos seus adversários o uso do espaço quando hostil aos interesses nacionais". De acordo com a legislação, de dez páginas, "a liberdade de ação no espaço é tão importante para os Estados Unidos quanto o seu poder aéreo e marítimo" - onde já é a força dominante. Mas onde eles não querem dominar?
Conforme os especialistas militares, o texto dá pistas de que o país estuda desenvolver armas no espaço. Alguém duvida? Eu não. "Como ele não diz explicitamente que não vão colocar armas no espaço, abre a porta para isso", disse a pesquisadora Theresa Hitchens. A Casa Branca para variar, tenta negar: "A noção de defesa do espaço é diferente da de militarização do espaço", afirmou um porta-voz. Uma pergunta que não quer calar: Como eles pretendem defender o espaço, que eles julgam deles? Com flores é que não será...tô indignada com o Bush e companhia! Depois quando o louco do Chavez o chama de Capeta(para não dizer o outro nome), não podemos dizer que o presidente venezuelano esteja errado.
*Em 1854 nascia o poeta e escritor Arthur Rimbaud,que morreu aos 37 anos e viveu uma paixão pelo escritor Paul Verlaine. No filme Eclipse de uma Paixão, 1995, Leonardo DiCaprio, interpreta Rimbaud.
*Boa sexta a todos!