15 outubro, 2006
Ao mestre com carinho
"No quadro-negro, aguardava-nos sereno "O cavalinho branco", de Cecília Meireles.
Pequenos respingos descoraram a forma de algumas palavras, mas não lhes feriram o encanto e a infinitude. Inseridas em versos delicados, elas acalmavam nossas almas e nos convidavam a aprender e ensinar."
Maria Leane Aravechia
Concordo plenamente, não devemos ter um dia só para homenagear os professores, porque todos os dias estamos de alguma forma aprendendo com eles. Se não diretamente, indiretamente através dos nossos filhos. Aos grandes professores que tive, minha eterna gratidão. Eles foram fundamentais na minha formação.
Já com relação ao nível da educação no Brasil não temos muito o que comemorar. O salários dos professores, está cada vez mais humilhante e o nível do ensino está cada vez pior, principalmente nas escolas públicas. Uma Pena!
Por pura coincidência, ontem peguei o este filme para ver. Primeiro porque tem o lindo e talentoso Antônio Banderas(affff!) e segundo porque era de dança, que adoro. O filme já valeria só por essa cena que aparece no poster, Banderas dançando tango com a aluna Morgan(Katya Virshilas). É de uma sensualidade estonteante!
O filme dirigido por Liz Friedlander é baseado na história real de Pierre Dulaine (Antonio Banderas), um professor de dança de salão, que se torna voluntário para dar aulas em uma escola pública de Nova York, para uma turma de desajustados, mantidos de castigo.
Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos(foxtrote, valsa,tango), mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados. Assim ele consegue a confiança da turma e os motiva a aprimorar suas habilidades para uma competição de dança de salão de muito prestígio da cidade.
Claro que "Vem Dançar" lembra muito o filme "Ao Mestre com carinho"(1967) com Sidney Poitier, no papel do professor de uma turma de adolescentes rebeldes em Londres. Mas isso só reforça a tese de que um bom professor tem capacidade de ajudar a mudar a realidade de quem vive a margem dela.
*Fiquei desde ontem à noite até hoje ao meio dia sem computador, assim o poste saiu mais tarde. Bom domingo a todos!