02 fevereiro, 2007
Consciência
Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
(...)
Cora Coralina
Ontem, diversos países seguiram a proposta da ONG Aliança pelo Planeta e deram cinco minutos de repouso para o Planeta Terra. O horário escolhido foi entre 19h55 e 20h, e cidadãos de várias partes do mundo apagaram as lâmpadas e desligaram os aparelhos elétricos. O dia 1° foi escolhido para a campanha de mobilização por ser próximo à data de divulgação do relatório da ONU sobre o aquecimento global que acontece hoje em Paris. Sinceramente a campanha no Brasil foi ridícula, vi um ou outro veículo falando mas sem incentivar o apagão de 5 minutos. Até parece que não estamos falando do futuro do Planeta. Triste!
Seguindo o exemplo da Irlanda, Noruega, Itália, Suécia, Espanha e a Escócia, a França também proibiu que as pessoas fumem em locais públicos. De acordo com a BBC Brasil, a medida entrou em vigor ontem e agora quem acender um cigarro em hospitais, escolas, escritórios, estações de trem e aeroportos corre o risco de ser multado em 68 euros (R$ 188). Já os responsáveis pelos estabelecimentos terão de pagar 135 euros (R$ 373) se alguém acender um cigarro no local. Por enquanto bares, restaurantes, tabacarias, cassinos e discotecas a ficam liberados até janeiro de 2008, mas tem que se adaptarem à nova lei, construindo "fumódromos" com exaustores de ar. O governo Francês espera, com essa medida, diminuir o número de fumantes ? estimado em 15 milhões de pessoas, cerca de 25% da população ? e também a quantidade de cigarros consumidos diariamente pelas pessoas que continuarão fumando. De acordo com o Ministério da Saúde da França, o fumo é responsável pela morte de 66 mil pessoas por ano no país - 6 mil delas morrem em conseqüência de tabagismo passivo. Me desculpem os fumantes porque tem os que são consciente, mas não fumo e detesto o cheiro e a fumaça do cigarro que me fazem mal. Em lugares que posso optar, tudo bem. O problema é naqueles lugares que são liberados porque muitas vezes sou obrigada a fumar também e fico com muita dor de cabeça. A maioria dos fumantes acha que tem direito de fumar, e eu como os outros não-fumantes não temos o direito de não fumar. Um absurdo! Gostaria de medidas assim no Brasil para o bem de todos!
*Hoje, a obra pára, é dia de faxina. Seria muita gente circulando pela casa, vixe!!! sem contar que enquanto uma limpa, três sujam.
*Ontem a maioria dos blogs não abriam para mim. Não sei se era só comigo ou foi com todos. Espero que hoje volte ao normal. Boa sexta a todos!