12 dezembro, 2006
Poderosos?
Em minha parede há uma escultura
de madeira japonesa
Máscara de um demônio mau,
coberta de esmalte dourado.
Compreensivo observo
As veias dilatadas da fronte,
indicando como é cansativo ser mau .
Bertolt Brecht
A morte do ditador chileno Augusto Pinochet, que infelizmente morreu sem nunca ter sido condenado pelos crimes cometidos durante sua ditadura (1973-1990), me trouxe a curiosidade de saber qual foi o fim dos outros ditadores no mundo. Encontrei esse levantamento no Último Segundo, confiram:
MORTOS NO EXERCÍCIO DO PODER
Adolf Hitler: O "führer" se suicidou em seu bunker no dia 30 de abril de 1945, pouco tempo depois da entrada do Exército Vermelho em Berlim.
Joseph Stalin: Senhor do Krmelin durante mais de 30 anos, o número um soviético morreu em 5 de março de 1953 de derrame cerebral.
Antonio de Oliveira Salazar: Vítima de um AVC em 1968, Salazar comandou Portugal durante 36 anos e morreu em 27 de julho de 1970.
Francisco Franco: O ditador espanhol morreu em 20 de novembro de 1975, aos 83 anos, após 35 dias de agonia por problemas cardiácos.
Mao Tse-Tung: Fundador e líder da República Popular da China durante 27 anos, Mao faleceu em 9 de setembro de 1976 em Pequim aos 82 anos.
Kim Il-sung: "Presidente eterno" da Coréia do Norte, Kim Il-sung morreu em julho de 1994 após sofrer um AVC. Seu filho Kim Jong-il assumiu o poder.
MORTOS NO EXÍLIO
Idi Amin Dada: O ex-ditador ugandês (1971-1979) morreu em 16 de agosto de 2003 na Arábia Saudita, onde vivia no exílio há mais de 20 anos, sem ter sido julgado pelas atrocidades perpetradas durante seu regime.
Mobutu Sese Seko: O ex-presidente do Zaire morreu de câncer em 7 de setembro de 1997 em um hospital de Rabat, alguns meses depois de seu exílio e de sua substituição por Laurent Kabila.
Alfredo Stroessner: O ex-ditador paraguaio, expulso do poder em 1989, faleceu em 16 de agosto de 2006 aos 93 anos em Brasília, onde se refugiou para escapar da justiça de seu país.
Pol Pot: O líder do regime genocida dos Khmers Vermelhos (1975-1979) morreu em 16 de abril de 1998 na selva cambojana.
EXECUTADOS
Benito Mussolini: Enquanto fugia para a Suíça após a invasão da Itália, o "Duce", que comandou os italianos de 1922 a 1943, foi reconhecido e fuzilado em 28 de abril de 1945.
Nicolae Ceausescu: Líder da Romênia durante 24 anos, Ceaucescu foi executado com sua mulher, Elena, alguns dias depois de sua remoção do poder, em dezembro de 1989, depois de um julgamento sumário.
CONDENADOS OU PERSEGUIDOS PELA JUSTIÇA
Slobodan Milosevic: Acusado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio, o ex-presidente iugoslavo faleceu em 11 de março deste ano em sua prisão de Haia antes do fim de seu julgamento.
Saddam Hussein: Derrubado após a invasão do Iraque, em 2003, o ex-presidente iraquiano é acusado de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio contra os curdos. Ele foi condenado à forca em novembro deste ano e enfrenta atualmente um segundo processo.
Mengitsu Haile Mariam: A justiça etíope emitirá em 12 de dezembro seu veredicto contra o ex-ditador, julgado à revelia por genocídio perpetrado entre 1977 e 1978. Mengitsu vive exilado no Zimbábue desde 1991.
Charles Taylor: O ex-presidente da Libéria foi indiciado por crimes contra a humanidade e crimes de guerra pelo Tribunal Especial para Serra Leoa. Seu julgamento acontecerá em Haia no ano que vem.
Jorge Rafael Videla: Em setembro, a justiça argentina tirou a imunidade do ex-ditador, abrindo caminho para seu processo. Condenado à prisão perpétua por crimes, seqüestros e tortura em 1985, ele foi anistiado em 1990.
Manuel Noriega: O ex-dirigente do Panamá, preso pelos Estados Unidos em 1989, foi condenado a 40 anos de prisão por tráfico de droga e cumpre pena em um centro penitenciário da Flórida.
Apesar da torcida contra, o novo filme do ator e diretor Mel Gibson Apocalipto ficou em primeiro lugar nas bilheterias americanas neste fim de semana, arrecadando US$ 14,2 milhões (o equivalente a cerca de R$ 40 milhões). O épico que é todo falado em dialeto maia, mostra a conquista de uma tribo da América Central por uma tribo vizinha. Em Hollywood, temia-se que Gibson tivesse prejudicado sua carreira depois do incidente em que fez comentários anti-semitas quando foi flagrado por policiais dirigindo alcoolizado. Gosto do Mel Gibson porque ele poderia se acomodar em fazer o mocinho dos filmes de Hollywood, no entanto produz e dirige filmes que não tem apelo comercial e sempre se dá bem!
Apocalypto está previsto para estreiar no Brasil em 26 de janeiro de 2007.
*Boa terça a todos!