15 agosto, 2006
Responsabilidade
Se estivermos no caminho errado,
muitos nos seguirão,
desviando-se do que é correto.
Quando pensamos que uma ação é só por aquele momento
e esquecemos que ela deixa um rastro atrás de si,
não estamos sendo responsáveis.
Todas as nossas ações afetam os seres humanos,
dando-lhes alívio ou tristeza.
Podemos fortalecê-los ou não.
Podemos causar ferimentos ou curas.
Podemos gerar conflitos ou resolvê-los.
Podemos criar cataclismas
ou algo nobre para a sociedade.
Charge do Caruso no JB.
Começa hoje o horário político na tv e no rádio. Que tortura para nossos ouvidos! Ninguém Merece tanto blá-blá-blá dos políticos...sem eles se comprometerem com a verdade e a realidade do país!
Em matéria do JB, o pesquisador Samuel Possebon, do Núcleo de Pesquisa de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB),defende que o horário eleitoral deveria ser realmente gratuito. Porque de fato não é. Isso porque a legislação prevê a compensação fiscal para as emissoras de rádio e tv. Segundo ele, nas eleições deste ano, a Receita Federal deixará de arrecadar R$ 191,6 milhões(tudo isso?) das empresas de comunicação por causa dessa isenção fiscal. Possebon destaca ainda, que apesar de serem empresas privadas, as emissoras de rádio e televisão são concessões públicas. Isso significa que elas só funcionam porque receberam uma autorização do governo para utilizar um espaço que é público (no caso, o espectro eletromagnético, por onde trafegam as ondas do rádio e da televisão). Ele defende que haja um debate sério para revisar a legislação que regula as emissoras de rádio e televisão, de modo que sejam estabelecidos os direitos e deveres das empresas. "Pode ser que você conclua nesse ambiente regulatório claro, preciso, transparente e democrático que realmente as empresas precisam ser ressarcidas pela transmissão desse horário, senão quebram ? do que eu duvido" - diz ele.
Em 2005, as emissoras de televisão aberta receberam aproximadamente R$ 13 bilhões somente em publicidade, de acordo com o estudo Inter-Meios, divulgado pela ?Meio e Mensagem?, uma publicação especializada do setor. Isso quer dizer que a isenção fiscal pelo horário eleitoral corresponde a menos de 2% desse faturamento com os comerciais.
E vocês o que acham disso? Concordam ou não com Samuel Possebon? Eu concordo!
*Boa terça a todos!