14 agosto, 2006
AS BOAS AÇÕES
Esmagar sempre o próximo
não acaba por cansar?
Invejar provoca um esforço
que inchas as veias da fronte.
A mão que se estende naturalmente
dá e recebe com a mesma facilidade.
Mas a mão que agarra com avidez
rapidamente endurece.
Ah! que delicioso é dar!
Ser generoso que bela tentação!
Uma boa palavra brota suavemente
como um suspiro de felicidade!
(Bertold Brecht)
Mesmo tendo falado de Bertold Brecht no poste de sexta-feira, dia 11, volto ao dramaturgo e poeta alemão porque hoje se comemora os 50 anos de sua morte.Pouco amado pelo mundo literário do pós-guerra na República Federal Alemã (RFA), dominado pelo elitista Thomas Mann, a obra de Brecht teve sua importância reconhecida na atual Alemanha unificada.
Além disso, é objeto de veneração para uma parte da esquerda européia e o movimento antiglobalização o considera um precursor em vista dos temas dominantes de suas obras: a defesa dos mais fracos contra o capitalismo triunfante, o levante contra a guerra, a corrupção e a ditadura.
Enquanto isso em Cuba...
Larry Wright, The Detroit News
Fidel completou ontem 80 anos. Será o seu fim? E o regime depois de sua morte, muda ou não? Como fica a Ilha? Ouvindo um debate sobre isso na Band, ontem à noite, nenhum dos comentaristas, tanto da área econômica quanto da área política, sabem de fato o que pode acontecer, ficando só nas considerações...
Visitando alguns amigos, cheguei na Luma que estava bisando um poste do ano passado, onde ela falava de seu pai e de como ele gostava de plantar árvores. Lembrei que meu pai também gosta e que o último plantio tinha sido aqui em casa, um pé de bananeira. Olha como em três meses já desenvolveu. A grama em volta também, mas esta já foi cortada!
*Ontem, foi a última parte da trilogia do terceiro box(de quatro) do Chico Buarque "Uma Palavra", gravado em Lisboa. Quero para mim a coleção! Boa semana a todos!