14 maio, 2006
A palavra é...
...Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que é do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas a criação do Dia das Mães começou de fato nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
Para Anna, a data seria em homenagem à mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano.Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães.
A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.
Fonte:Portal da FamÃlia
É evidente que o dia da mãe são todos os dias. Mas mãe não é fácil mas ao mesmo tempo é a coisa bonita na vida. Pelo menos para mim. Nesse dia dia, quero homenagear em primeiro lugar a minha mãe, que é um exemplo para mim. Em segundo quero homenagear:
>>>As mães de todos os que me visitam, blogueiros ou não.
>>>As visitantes que são mães.
>>>As que pretendem ser.
>>>E aquelas que nem tem mãe e nem filhos mas que têm o coração enorme, um coração de mãe.
Como um bouguet de flor seria insuficiente, providenciei esta plantação de tulipas para vocês.É só colher e levar.
O meu dia começa com um belo café da manhã na cama preparado pelas minhas filhas. Tem coisa melhor?Depois vou almoçar com minha mãe, levar meu presente e meu carinho. As meninas fizeram um desenho muito lindo para dar à vó. À tarde, minha irmã já fez um bolo delicioso para tomarmos com chá. Servidos? Bom domingo a todos!
UPDATE: Hoje, estou também lá na Albinha. Apareçam!