11 maio, 2006
Dalí
"Maravilhas nunca faltaram ao mundo;
o que sempre falta é a capacidade
de senti-las e admirá-las."
(J. Schmidt)
Salvador Dalí nasceu em Figueras, Catalunha, na Espanha, em 11 de maio de 1904. Como desde cedo revelou talento para o desenho, o pai mandou-o estudar em Madri na Escola de Belas-Artes de San Fernando, de onde foi expulso anos depois. E, foi em Madri que ele conheceu o cineasta Luis Bunuel e o poeta Federico García Lorca. Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista. Foi por essa época que conheceu a mulher do poeta Paul Áluard, Gala, sua futura companheira e modelo. Colaborou com Bunuel em dois filmes celébres, Un chien andalou (Um cão andaluz/1928) e L'áge d'or (A idade de ouro/1930) e pintou algumas de suas melhores obras:
The Persistence of Memory
The Great Masturbator
Nelas exibia um estilo maduro que atestava absoluta originalidade como representação de um mundo onírico, povoado de alegorias metafísicas e imagens sexuais, apoiadas numa técnica apurada. Foi um dos campeões do surrealismo na França.
The Crucifixion
A viagem à Itália, em 1937, marcou a ruptura com o movimento surrealista e o retorno à pintura influenciada pela Renascença italiana. Nos últimos tempos, dedicou-se à pintura religiosa. Dalí morre em 23 de janeiro de 1989 em sua cidade natal.
Fonte:www.pitoresco.com
Meu conhecimento das artes plásticas é pequeno. Vou pelo que sinto quando vejo uma obra e pronto. Com algumas exceções, a obra de Salvador Dalí me encanta. Boa quinta a todos!