08 março, 2007
Dia Internacional das Mulheres
"Não nascemos mulheres:
nós nos tornamos mulheres.
Nenhum destino biológico,
psíquico ou econômico
consegue definir a figura
que reveste no seio
da sociedade a fêmea humana"
(Simone de Beauvoir)
O Dia Internacional das Mulheres surgiu, quando em 1857, as operárias de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas, além de quererem equiparação com o salário dos homens. Elas, mesmo trabalhando mais, recebiam menos de um terço do salário deles. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram queimadas, num ato totalmente desumano.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De lá para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tomou forma em todo do mundo. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
No dia de hoje pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade das mulheres para levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos a elas. Muitas coisas foram conquistadas mas ainda existe em muitos países a discriminação da mulher.
No Brasil, já houve muitos avanços com relação aos direitos femininos, mas elas continuam ganhando menos que os homens, desempenhando a mesma função, infelizmente. No dia de hoje, minha homenagem a todas as mulheres da blogosfera que me visitam, às esposas e companheiras dos amigos que visitam o Verdes Verdades também.
***Boa quinta a todos!
Marcadores: dia, homenagem, mulheres, reinvidicações