04 novembro, 2006
Peixes e uvas
Não temos outra.
Persistir. Ir com os rios,
onda a onda.
Os peixes cruzarão nossos rostos vazios.
Intactos passaremos sob a correnteza
feita por nós e o nosso desespero.
Passaremos límpidos.
E nos moveremos,
rio dentro do rio,
corpo dentro do corpo,
como antigos veleiros.
(Carlos Nejar)
Um estudo promovido pela Fundação Nacional de Ciências dos EUA e pela Universidade da Califórnia e publicado na nova edição da revista Science, alerta que dentro de pouco mais de 40 anos, a população mundial poderá deixar de consumir peixes ou frutos do mar, em função da pesca excessiva e da poluição dos mares e oceanos. Segundo a equipe internacional de ecologistas e economistas envolvidos no estudo, a destruição de ecossistemas ocorre em ritmo cada vez maior. A pesquisa diz que, mantido o grau atual de destruição dos oceanos e de consumo de peixes e frutos do mar, eles logo não existirão mais em número suficiente para alimentar as pessoas. A pesquisa consumiu quatro anos de exaustiva análise da condição dos oceanos.O chefe da equipe, Boris Worm, da Universidade de Dalhousie, no Canadá, adverte:"Já conseguimos notar algumas conseqüências. Se essa tendência continuar, todos os peixes e todas as espécies de frutos do mar vão entrar em colapso até o ano de 2048. Fiquei chocado e perturbado ao obter esses resultados." O homem parece que não tem limites. A ganância tem vindo sempre em primeiro lugar e não o equilíbrio do ecossistema, afetando as gerações atuais e futuras. Onde vamos parar?
Não sou muito chegada a peixes e frutos do mar, mas adoro frutas. Aqui a minha parreira , cheia de cachos. Está linda!!!
*Hoje é aniversário de uma pessoa muito querida e especial da blogosfera, o DO. Desejo que o seu dia hoje seja especial com muitos abraços, carinhos e muitas comemorações.
*Não esqueçam, à meia-noite de hoje, adiantar o relógio em uma hora, começa o horário de verão, que eu adoro. Bom sábado a todos!