31 outubro, 2006
Silêncio e arte
Permita-me manter a paz com o silêncio,
quando não é o momento oportuno para falar
aquilo que vem a minha cabeça. ...
Há um momento para manter o silêncio
e um momento para falar.
(Eclesiastes)
Diego Velázquez, nasceu em Sevilha, Espanha, em 6 de junho de 1599. Pintor da corte espanhola do século XVII, foi um dos maiores artistas de todos os tempos. Mesmo vivendo em meio aos fidalgos cortesãos, não deixou de inspirar-se em figuras populares para compor seus magníficos quadros que tornaram-se representação viva da sociedade castelhana daquele tempo. A National Gallery, da Grã-Bretanha, está expondo a primeira grande exibição das obras do pintor. Os quadros vão do início da carreira até os últimos dias do artista, que morreu em 6 de agosto de 1660.
Retrato de Felipe IV, Velázquez fez muitos retratos do rei e de sua família. Nos quadros de Felipe, o pintor acentuavam o queixo protuberante rei, mas também o apresentavam mais esbelto.
Marte foi feito para adornar as paredes do palácio real. A imagem do Deus da Guerra teria servido como pretexto para que Velázquez pintasse um nú masculino, de realismo impressionante.
Vênus do Espelho, foi pintada quando Velásquez foi pela segunda vez à Itália.
O retrato do infante Felipe Próspero,filho do segundo casamento de Felipe IV, um dos últimos quadros de Velázquez.
Fonte BBCBrasil
*A TPM continua a me deixar com uma dor de cabeça horrível, por isso preferi não escrever muito hoje.
*Um dos dois ganhadores da megasena de sábado é aqui de Santa Maria. Infelizmente não fui eu! O ganhador vai embolsar míseros R$ 14,5 milhões!!! Porque não joguei? Putz!!!
*O poeta Carlos Drummond de Andrade, se vivo fosse, completaria 104 anos, hoje. Conseguiu passar para seus poemas, tudo o que encontrou na vida.
Memória
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
*Boa terça a todos!