20 novembro, 2006
Dia da Consciência Negra
" Zumbi, comandante guerrreiro
Ogunhê, ferreiro-mor, capitão
Da capitania da minha cabeça
Mandai a alforria pro meu coração
(...) Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu grande terreiro, meu berço nação
Zumbi protetor, guardião padroeiro
Mandai a alforria pro meu coração ."
Waly Salomão e Gilberto Gil
Em 20 de novembro de 1695, Zumbi, o líder negro do Quilombo dos Palmares, denunciado por um antigo companheiro, é derrotado e morto pelas tropas bandeirantes. O quilombo se localizava na Serra da Barriga, onde hoje é o estado de Alagoas. Zumbi é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Em 1978, o dia 20 de novembro foi transformado em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado. Em 1995, quando era comemorado os trezentos anos da morte de Zumbi, o dia da Consciência Negra passou a ser feriado em algumas cidades. Em Santa Maria não é feriado.
Li na coluna do Luiz Antonio Ryff, No Mínimo, que John Wilkinson e Charlotte Law se consideram cavaleiros Jedis (do filme Guerra nas Estrelas)e querem que a fé deles seja reconhecida oficialmente como religião pelas Nações Unidas, o que inclui vestir aqueles robes sem serem discriminados. Umada e Yunyun (como auto se denominam) também reivindicam a criação do dia interestelar da tolerância. Como assim???
Eles não estão só, o último censo de 2001, na Inglaterra e no País de Gales, mostrou que tem mais gente que disse seguir a religião Jedi do que o judaísmo e o budismo. Foram 390.127 excêntricos seguidores do Mestre Yoda. Sem contar que o sabre de luz(foto)faz o maior sucesso. Mas se tem tantas aberrações que se denominam religião porque eles não poderiam? Até Maradona virou religião...quanta heresia!
*Depois do calor, veio a chuva...muita chuva. Ainda bem que o temporal prometido não apareceu. O que a chuva trouxe foi o frio. Dá para aguentar essas mudanças rápidas de temperatura? Boa semana a todos!