28 julho, 2006
Sexta de sol e calor
"O início de um hábito é como um fio invisível,
mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio,
acrescenta-lhe outro filamento,
até que se torna um enorme cabo,
e nos prende de forma irremediável,
no pensamento e ação."
Orison Swett Marden
De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde(OMS), que saiu ontem, cerca de 60.000 pessoas morrem todos os anos em função de problemas de saúde provocados por exposição inadequada à luz solar. De acordo com o estudo, a causa mais freqüente das mortes é o melanoma maligno - são cerca de 48.000 mortes anuais.
Segundo a revista Veja, a pesquisa contabiliza ainda cerca de 12.000 mortes por ano em função de outros tipos de câncer de pele provocados pelo sol - cerca de 90% de todos esses casos são causados pelos raios ultravioleta.
O relatório da OMS lembra ainda que a radiação solar também pode provocar queimaduras gravíssimas, catarata, envelhecimento precoce da pele e diversos outros problemas de saúde. E lista como pontos básicos para evitar a exposição inadequada ao sol, o uso de filtro solar, a moderação no tempo de exposição e a necessidade de se evitar bronzeamento artificial. No caso da África, a advertência maior foi sobre os casos de catarata.
Olivier Maire/AP
Mulher brinca com os filhos, em fonte pública da cidade de Evian les Bains, na França. Pelo menos 40 pessoas morreram no país por causa da forte onda de calor.
*A onda de calor pela Europa e pela América do Norte causou a morte de centenas de pessoas em julho. É preocupante!!! Matéria Folha.
*Em Santa Maria, ontem em pleno inverno, a temperatura chegou aos 20° depois de dois dias de chuva. Teve dias que chegou a 30°. Nunca tinha acontecido isso. É muito preocupante esse aquecimento do Planeta. Onde vamos parar? Depois que tive minhas filhas não tive mais disposição para quarar no sol, e minhas filhas que têm a pele clara, pegam o mínimo de sol e quando vão se expor é com muito filtro solar.
*Boa sexta a todos!