21 junho, 2005
O efeito bem feito
Quero falar sobre a estréia da novela "Alma Gêmea", ontem, às 18h na Globo. A estória eu já falei num dos posts anteriores. O que mais me impactou foi a qualidade dos efeitos especiais quando da morte da personagem Luna (Liliana de Castro). Não a parte violenta, o assassinato mas a hora em que a alma se desprende do corpo e começa a fazer a viagem espiritual. Foi uma das cenas mais lindas que já vi na Televisão.
Segundo o site da emissora, a equipe de efeitos visuais criou a magia da levitação da alma de Luna, e para tornar possÃvel a passagem dela - sua entrada em um túnel de luz, a queda num labirinto e o vôo por cima de uma cidade -, o supervisor de efeitos especiais Eduardo Halfen e seus colegas, recorreram aos efeitos de 3D – equipamento que permite criar a ilusão da terceira dimensão.
A cena que mostra o que aconteceu com a bailarina depois de sua morte, por exemplo, foi toda gravada em croma-key e foi considerada a mais complicada de todas de ser feita. “A cena de Luna é toda virtual. A única coisa que tÃnhamos era a atriz gravada. O resto teve de ser todo criado por nósâ€�, explica Halfen.
Valeu o esforço porque ficou sensacional. Parabéns Rede Globo por essa qualidade!!!