04 outubro, 2006
São Francisco de Assis
Desde 1930, hoje é comemorado o Dia Mundial do Animal, em mais de 45 países. A origem da data se inspirou em São Francisco de Assis que gostava muito dos animais e os protegia. Ele chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade. O Santo morreu em 4 de outubro de 1226 e em 1929, no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte dele como o Dia Mundial do Animal.
Esse dia é para refletir sobre os maus tratos dos animais nos laboratórios, nos matadouros, nos rodeios e nos circos(a grande maioria já se desfez dos animais) e também sobre os animais que estão em extinção. Para quem tem animal de estimação esse é o dia de festejá-lo. Os meus são os pássaros do meu arvoredo, livres, alimentados e felizes.
São Francisco de Assis, é o meu santo de devoção. É uma das histórias mais linda de conversão! Neste dia, aqui em casa ele ganha a rua. Coloco a sua imagem entre as árvores, onde os pássaros(de várias espécies) gostam de vir. São Francisco gostava da natureza e conversava com os animais. Esta é a minha homenagem a ele. A imagem(foto) ganhei no meu aniversário do ano passado de uma amiga do Rio de janeiro. Ela é linda! Coloco aqui embaixo a oração dele que considero a mais linda, porque representa o que ele fez em sua vida depois que optou pela pobreza...
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa paz !
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais.
Consolar, que ser consolado.
Compreender, que ser compreendido.
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna !
*Que São Francisco abençoe a todos que aqui passarem, mesmo que não cometem. Boa quarta a todos!