21 setembro, 2006
Amigos, filme e escritores
para colocar em comum as grandes dificuldades,
as grandes experiências.
A amizade é o desafio de chegar mais longe,
com o apoio de alguém que sempre está no caminho."
(Victor Feytor Pinto)
O filme Cinema, Aspirinas e Urubus, do cineasta pernambucano Marcelo Gomes, com um custo de apenas R$ 2 milhões, foi a produção escolhida pelo MinC(Ministério da Cultura)para concorrer a uma vaga no Oscar 2007, como melhor filme estrangeiro. Para o diretor estreante o sucesso do seu primeiro longa se deve à mensagem universal da história.
Na história, que se passa em 1942, o ator alemão Peter Ketnath vive o mascate de nome Johann, que dirige um caminhão carregado de frascos de Aspirina e filmes com propagandas do produto, com a tarefa de vender a mercadoria na região e acompanha por rádio o drama da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Ele faz dupla com o ator baiano João Miguel, que vive o sertanejo Ranulpho, morador de uma pequena vila, que faz o percurso inverso, ou seja, está indo buscar uma vida melhor no promissor e industrializado sudeste do país e, para isso, deixa sua pequena cidade natal, Bonança, rumo ao Rio de Janeiro. João Miguel levou o prêmio de melhor ator na Mostra BR 2005, escolhido pelo júri internacional.
E, é do encontro entre Ranulpho e Johann que nasce "Cinema, Aspirinas e Urubus", um filme que retrata o cotidiano deles, os encontros com outros viajantes, as conversas, os perigos, as ameaças e, finalmente, a construção de uma amizade entre pessoas de culturas tão diferentes.
Eles enfrentam o calor, a seca, as estradas esburacadas para alcançar as cidades onde exibem, em um cinema móvel, filmes publicitários da Aspirina e vendem o medicamento como a grande novidade do século: ?Aspirina para as dores e Cinema para os sonhos?.
O longa-metragem já recebeu prêmios em diversos festivais, como o 9º Festival de Cinema Luso-Brasileiro , o 21º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, o 10º Festival de Cinema Latino-americano de Lima, a 29ª Mostra BR e o Festival de Cannes. A produção chegou a receber elogios do jornal "The New York Times"
"Cinema, Aspirinas e Urubus" já foi exibido em Londres, Sarajevo, Cannes, Los Angeles, San Sebastián, Hamburgo, Recife, São Paulo e Rio. Com a indicação ao Oscar, o filme deve voltar a cartaz no Brasil.
*Em 21 de setembro de 1947 nasciam no Brasil, Paulo Coelho e nos EUA Stephen King. Em comum eles têm uma carreira de sucesso como escritor, cada um no seu gênero e estilo. Eu não sou fã da obra de King, mas aqui em casa tem vários livros dele, o Jacques gosta. Aliás ele gosta dos dois. Eu prefiro o brasileiro. Boa quinta a todos!