05 julho, 2006
Falcão
O único ídolo que tive no futebol foi Paulo Roberto Falcão. Primeiro por ele jogar no meu time, o Internacional. E depois por ser o jogador que foi, considero um dos melhores jogadores que passou pelo time gaúcho. Além de um volante de estilo elegante, tinha liderança, técnica apurada em lançamentos precisos, raça na defesa ou no ataque e visão de jogo. Ajudou o inter a ganhar três campeonatos brasileiros 75/76/79.
Falcão fez parte da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982 na Espanha. Além dele, participavam também Zico e Sócrates entre outros jogadores, para mim a melhor seleção das que eu vi jogar. Infelizmente perdemos nas quartas-de-final por 3 a 2 para Itália. Falcão fez um gol lindo.
Em 1980, ele foi jogar no Roma da Itália que há mais de 40 anos não ganhava um título. Falcão conquistou um título para o clube e se tornou o Rei de Roma. Ele jogou até 84 no Roma e depois veio jogar no São Paulo, onde acabou sua carreira de jogador.
Eu o conheci quando ele era jogador do Inter e veio à Santa Maria numa promoção de um torneio. Mas só em 83 quando fazia estágio numa emissora de tv de Porto Alegre, tive o prazer de conversar com ele. Um gentleman. Em 84 tive oportunidade de entrevistá-lo para o Jornal do Inter(na época já tinha me formado e ido trabalhar em POA), e estava dividindo um apê com a jornalista responsável pela edição. Aproveitei que ele vinha para jogar uma partida pelo Inter contra a Udinese(também da Itália) onde jogava o Zico e o Edinho. Falei com o irmão dele, o Pedro, e agendei uma entrevista, para um dia antes do jogo.
Foto do Estádio do Gigante da Beira Rio e do Ginásio Gigantinho
No dia marcado, cheguei no estádio da Beira Rio com o fotógrafo, em seguida Falcão chegou com seu procurador e me disse que ia fazer fisioterapia, que eu deixasse as perguntas e o gravador que ele responderia enquanto se exercitava. Como ia demorar um pouco aproveitei que tinha uns conhecidos e fui assistir o treino da Udinese no campo do inter. Me encantei com Edinho(era lindo!!!), já os italianos não me gostei muito não, tinham as pernas finas demais.
Terminado o treino voltei para ver se o Falcão já ia sair. Nesse momento chegou Zico que também estava contundido para fazer fisioterapia também. Ele e Falcão se encontraram, se comprimentaram e eu achei que já estava com a entrevista pronta. Que nada! Falcão me pediu desculpas que não conseguiu fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas disse que não me deixaria na mão. Chamou o procurador Cristóvão Colombo e disse que ia para o Hotel Royal(ele é o dono!) e que me daria a entrevista lá. Falei que tudo bem, só que o fotógrafo já tinha ido embora, não pode esperar. Na saída, para a minha surpresa Falcão pediu para Cristóvão a chave do carro e disse que ele iria dirigindo e me convidou a entrar no carrão(que nem lembro que marca era). Sentei no banco do carona, e o procurador sentou atrás. O Hotel fica no centro de Porto Alegre e do estádio até lá deu no máximo 10 minutos. Chegamos, ele entregou o carro ao Cristóvão e fomos para o saguão. Lá fiz uma entrevista de meia hora com ele, onde perguntei de tudo e ele foi dez!
Terminei, agradeci e fui embora. No dia seguinte fui convidada a assistir o jogo. Fui, mas infelizmente nem Falcão nem Zico Jogaram. A entrevista foi o destaque do Jornal ganhando página dupla. Depois disso encontrei Falcão no Festival de Gramado de 87, onde ainda conversamos algumas vezes(quando as mulheres davam folga!) e o flagrei com uma atriz(casada) da Globo, mas não passei adiante . Depois disso só o vejo pela tv. Aconteceram algumas coisas na sua vida pessoal que me decepcionaram, nas isso já é outra história. Só para constar Falcão apostou que Itália ganharia da Alemanha.
Foto do Blogueiro da Copa
Quanta diferença!!!Enquando Parreira não esboçou nenhuma tristeza quando a seleção brasileira foi eliminada, o técnico da Alemanha Klinsmann se desesperou com a derrota para Itália. Mas como a seleção alemã jogou e não fez fita como a nossa, o jornal alemão Bild junto com a foto colocou "Nós choramos com você". Boa quarta a todos!