21 agosto, 2005
Tizuca a grande vencedora do Festival de Gramado
O festival que encerrou ontem com a premiação dos participantes, teve como grande vencedora Tizuka Yamazaki com o filme "Gaijin, ama-me como sou", que levou os Kikitos nas categorias mais desejadas do 33º Festival de Gramado: Diretor(a) e Filme. A ficção que conta a saga da jovem Titoe no Brasil em busca da riqueza também levou o prêmio de melhor Atriz Coadjuvante (Aya Ono) e Melhor Música (Egberto Gismonti).
Tizuca que há 25 anos atrás levou o Kikito também por "Gaijin" com uma história sobre os imigrantes japoneses quando chegaram aqui no Brasil e que a Globo exibiu, ontem, logo após ao programa "Zorra Total". Emocionada, Tizuca recebeu o prêmio dizendo "Viva o Cinema". Ela afirmou que considerava "espantosa" sua vitória.
Outros Prêmios:
"Cafundó", de Paulo Betti e Clóvis Bueno, que levou os Kikitos nas categorias Melhor Longa (especial do Júri), Melhor Fotografia (José Roberto Eliezer), Melhor Ator (Lázaro Ramos) e Melhor Direção de Arte (Vera Hamburger).
"Carreiras" de Domingos Oliveira levou o prêmio de Melhor Atriz para Priscila Rozembaum, sua esposa.
"Sal de Prata" de Carlos Gerbase ( com Maria Fernanda Cândido e Camila Pitanga) recebeu o prêmio de Melhor Montagem.
"Diário de um Novo Mundo", de Paulo Nascimento (com Edson Celulari e Daniela Escobar), conquistou o prêmio do Júri de Melhor Longa, e Melhor Roteiro (Pedro
Zimermmann).
>>>O melhor do Festival de Gramado é a integração entre todos os participantes. A festa após a entrega dos prêmios é uma maravilha, onde quase todos se fazem presentes. Eu adorei quando fui!