17 agosto, 2005
FHC no Jornal da Band
Para contrabalançar a presença do presidente Lula que deu depoimento elogiando a estréia do telejornal da Ana Paula Padrão "SBT Brasil", o seu concorrente o "Jornal da Band" colocou, ontem, uma entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dada ao apresentador Carlos Nascimento.
FHC afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem "responsabilidade polÃtica" pelo escândalo do "mensalão" e que é "omisso" diante da crise. Tentou ser cauteloso, porém, ao falar de um processo de impeachment."O impeachment só acontece quando você sente que o paÃs está convencido disso, e não me parece" e que os fatos até agora "não imputam responsabilidade penal" a Lula, disse o ex-presidente.
Sobre o uso de caixa dois, operado por Marcos Valério de Souza, pelo PSDB mineiro, afirmou ser "fato isolado". Negou ter utilizado a prática em suas campanhas. Diferença entre a contabilidade oficial e a real foram reveladas pela Folha. Questionado sobre a compra de votos para a emenda da reeleição, FHC disse: "É possÃvel que tenha havido", mas afirmou que o caso não teve ligação com ele ou o governo. Em 1997, a Folha revelou conversas em que dois então deputados diziam ter recebido R$ 200 mil cada um para votar a favor da emenda.
Fonte Folha Online
>>>FHC foi cauteloso ao comentar sobre a questão do filho de Lula com a Telemar. Não fez criticas. Para quem não lembra, ele além de colocar sua filha como sua assessora, colocou seu genro, hoje ex, para administrar um a estatal e seu filho foi o organizador da feira de Hannover com um orçamento de quase 2 milhões. Quem tem teto de vidro não pode jogar pedra, não é ex-presidente?