03 agosto, 2005
Discovery consertada
O astronauta americano Steve Robinson completou, hoje, com sucesso, os trabalhos de reparação da fuselagem da nave Discovery, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia. Um porta-voz da agência espacial americana Nasa disse que esta operação, sem precedentes na história, foi totalmente bem-sucedida. E que os consertos feitos por Robinson junto com o japonês Sochi Noguchi eram necessários "para garantir a segurança da aterrissagem da nave espacial", que deve acontecer no próximo dia 8 de agosto, acrescentou.
Durante o vôo de retorno, a Discovery chegará a velocidades de até 22.000 km/h, e, durante alguns segundos, nas camadas altas da atmosfera virtualmente se tornará uma bola de fogo por causa do atrito. Especialistas da Nasa temiam que as deformações de pelo menos dois centÃmetros formadas pelo material alterassem o fluxo aerodinâmico da nave e, em conseqüência, aumentassem o aquecimento da Discovery durante seu entrada na atmosfera terrestre. Mais informações aqui.Fonte EFE.
>>>Admiro os astronautas pela coragem. Eu jamais ficaria num cubÃculo, sem ter para onde sair (sou claustrofóbica). E, que bom que conseguiram consertar. Imaginem, voltar para à terra pensando que o onibus espacial pode explodir, como da última vez. Que agonia! tem que ser muito frio para não enlouquecer. Boa sorte para eles!