24 junho, 2005
Poema de Safo é publicado após 2.600 anos
Um poema de amor escrito 2.600 anos atrás pela poetisa Safo, a mais importante da Grécia Antiga, foi publicado hoje pela primeira vez desde que foi redescoberto, no ano passado. Os versos expressam o amor de Safo por suas companheiras na ilha grega de Lesbos.
"Ela obviamente tinha um relacionamento emocional com mulheres, e possivelmente sexual também", disse o tradutor Martin West, acadêmico da Universidade de Oxford. O poema foi descoberto após pesquisadores da Universidade de Cologne, na Alemanha, identificarem um papiro que envolvia uma múmia do século 3 antes de Cristo. Nele estavam os versos da poetisa.
Os pesquisadores perceberam que alguns dos fragmentos do poema encaixavam-se a outros já identificados como de autoria de Safo, descobertos em 1922. Combinando as duas partes e completando os espaços perdidos com palavras de significado compatÃvel, o original foi reconstruÃdo.
Nos versos publicados agora, a poetisa lamenta o passar do tempo ao comparar os corpos jovens de dançarinas aos seus frágeis joelhos e aos seus cabelos brancos. Fonte Folha Online
É Safo a idade chega para todo mundo e corpo já não responde ao que a gente quer. O ideal era termos o corpo sempre jovem com a sabedoria que vai se adquirindo com a vivência.
A gravura de Safo é deste site aà em baixo, que fala de Safo e tem seus poemas tbm.
http://www.starnews2001.com.br/safo.html