27 junho, 2005
Minicarro brasileiro nos EUA
Os Brasileiros adoram inventar coisas para os outros. Desta vez os Estados Unidos foram escolhidos, pela recém-criada montadora brasileira Obvio!, para estrear no mercado de automóveis. Até o final de 2006, a empresa coloca à venda nos EUA o minicarro Obvius! 828/2, de apenas 2,65 metros de comprimento e capacidade para três passageiros.
A empresa já fechou contrato de exportação das primeiras 200 mil unidades do veÃculo, que devem ser vendidas em cinco anos. Não é pouco, levando-se em conta a preferência dos norte-americanos por carros mais "musculosos" e de grande porte, como picapes e utilitários.
O custo final do modelo, refeito depois de uma tentativa frustrada de lançamento em 2003, deixa o Obvio! em situação difÃcil no mercado brasileiro: por R$ 45 mil, o carro será vendido pelo mesmo preço do Crossfox, da Volkswagen, ou do Peugeot 307. Os rivais, no entanto, são "gigantes" perto do veÃculo brasileiro.
"Queremos atingir consumidores que buscam produtos diferenciados, com design mais 'fashion' e fora do comum", afirma o presidente da empresa, Ricardo Machado. Nos EUA, o primeiro ponto de venda será a Califórnia. No primeiro ano, serão enviados 17 mil carros, que será distribuÃdos pelas 200 lojas da rede Auto America Group. Fonte Invertia
Mas vamos combinar que o carro é muito feio e caro. Não sei para que os americanos querem um carro assim? Só se for para diversificar, ser diferente, chamar atenção. Vá entender!