19 janeiro, 2007

25 anos sem ELIS REGINA!


"Sua voz será de todas as canções,
sua alma de todos os corações".
Gilberto Gil




Quando pensei numa blogagem coletiva para homenagear a gaúcha Elis Regina, a Pimentinha como era chamada por seu temperamento explosivo e por dizer tudo o que lhe vinha à cabeça, pensei em fazer diferente do que normalmente faço. Para mim ela não morreu, fez a passagem (pessoas comuns é que morrem!). Não vou contar a história dela, isso vocês podem ler aqui, e sim a minha relação de admiração por ela. Se disser que sempre gostei da Elis, é mentira! Até meus dezoito anos gostava/não-gostava dela, não entendia suas interpretações, achava over, santa ignorância a minha!



A mudança começou, quando eu, no primeiro ano do curso de Letras, que abandonei depois para fazer Comunicação Social, tive contato com a letra da música "O Bêbado e a Equilibrista" de João Bosco e Aldir Blanc, que ganhou voz e alma com Elis Regina. Tínhamos que fazer uma interpretação da letra. Na época, ainda vivíamos numa ditadura militar e a censura perseguia muitos artistas. Mas Elis não se intimidou e cantou que muitas pessoas tiveram que ir embora do país, como o irmão do Henfil, o Betinho? Quem? Isso mesmo, naquela época eu nem sabia quem era o sociólogo Betinho. Foi através do canto da Elis que comecei a enxergar a história do Brasil que estava embaixo do tapete. Ela criticou abertamente o regime militar já na fase pós-AI-5, quando se estabeleceu a linha-dura do comando do Exército brasileiro. Fiquei encantada com ela e comecei a ouvir suas canções prestando mais atenção nas letras. O Bêbado e a Equilibrista se tranformou no hino da anistia e coroou a chegada de vários brasileiros importantes que estavam exilados no exterior e que voltaram partir de 1979.


Em 22 de julho de 1981, Elis estréia o show Trem azul em São Paulo. Apesar dos arranjos serem de César Camargo Mariano(seu segundo marido), ele não participa do show, eles estão separados depois de nove anos juntos e dois filhos(Pedro e Maria Rita). Em 19 de setembro ela se apresenta com esse show em Porto Alegre. Infelizmente não pude ir, mas depois consegui ouvir no rádio(não lembro qual) todo show. Foi ali que ela me conquistou definitivamente, virei sua fã.
Pulamos para o dia 19 de janeiro de 1982. Eu estava na escola Leopoldo Fróes(nessa época eu ainda não era Fróes), em Pendotiba, Niterói, participando do Projeto Rondon. Éramos 12 universitários de várias áreas da Universidade Federal de Santa Maria, trabalhando na escola no período das férias. Não tínhamos tv só rádio e foi por intermédio dele que soubemos da
morte da Pimentinha. Nem deu para fazer nada, porque as atividades com os alunos ocupavam o dia inteiro. Só fui saber da repercusão da sua morte depois que voltei para casa em fevereiro.


A classe artística sentiu sua morte. Elis era exigente porque buscava a perfeição e por isso tinha o respeito de todos! Ela lançou quase 30 discos em sua carreira e fez sucesso não só pela seu talento e técnica, mas também pelo seu faro para descobrir compositores e intérpretes que se tornariam importantes na música brasileira,entre eles Milton Nascimento, João Bosco, Ivan Lins, Renato Teixeira e Belchior. Para Milton, Elis sempre foi a musa inspiradora, ele disse que compunha especialmente para ela. Ela foi cedo "num rabo de foguete" com apenas 36 anos, uma parada cardíaca provocada por uma mistura de bebida alcoólica com comprimidos e cocaína, deixava o Brasil sem uma de suas maiores cantoras. Suas interpretações são inesquecíveis. ELIS é única!

Participam dessa blogagem: Claudinha, David, Sônia, Paloma, Renata, Marcos, Lucy&Sandra, Jéssica, Adão, Roby, Meire, Diana, Naldy, Saramar, Patty, Flávio, Lino, José Alberto, Nilza, Bruna, André, Marco, Luísa, Cejunior, Júlio Cesar, Enoisa, Cris, Lila, Fernando, Pedro, Francy, Sérgio,

*Boa sexta a todos!


26 comentários:

  1. VIVA A PIMENTINHA!
    ESTARÁ SEMPR EM NOSSOS CORAÇÕES E AGORA TB, GRAÇAS A VC VERINHA E NOSSOS BLOGS!
    PARABÉNS PELA INICIATIVA!
    UM BEIJÃO,
    SÔNIASSRJ ENTERTAINENT
    http://ssrjentertainment.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acabei de participar da minha primeira blogagem coletiva, e foi um imenso prazer falar sobre Elis, as palavras simplesmente me vieram as mãos...
    Um super beijo, Paloma

    ResponderExcluir
  3. Vera, vim correndo ler sua postagem porque vou dar uma fugidinha com a família. Achei muito legal a sua história com Elis, tenho certeza deque todos temos uma. Pessoas assim, que marcam nossas vidas com a música, têm conosco um paralelo em muitas ocasiões... Muito obrigada por me convidar para esta blogagem, eu visitarei todos, tão logo eu possa!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá! estou super feliz de participar desta blogagem, o tema não poderia tre sido melhor, Vera.
    Achei bacana ler o seu post pois eu tb só fui "entender" Elis mais tarde...acho que é preciso um pouco de vivência mesmo pra isso...
    Beijos e obrigada pelo convite!

    ResponderExcluir
  5. Coincidentemente meu texto, que já está no ar, fala justamente de como conheci e me tornei fã de Elis. Como você, não quis entrar na história maravilhosa e conturbada dela. Já tem biografias demais por aí.
    Vou visitar os demais.

    ResponderExcluir
  6. Maravilha de post!
    As foto estão lindas, lindas.
    Postei também, apesar de ter perdido o texto que fiquei 3 dias escrevendo (snif, snif...). Fui obrigada a improvisar.
    Por isso, não está nem um décimo tão bom quanto o seu.

    saudades da Elis, muitas saudades!

    beijos
    P.S. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Claudinha, como vc vai comprovar todos tem a sua história com a Elis. Não precisa agradecer, eu sou quem agradece por participar.

    Renata, precisamos de um pouco de maturidade para entendê-la.

    Marcos, que bom conhecer mais um fã da Elis.

    Saramar, modéstia sua, já li seu texto e gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vera!!

    Amei sua iniciativa. Sempre fui fã de Elis. Estou participando e já está no ar meu post.

    Beijos e boa sexta-feira pra vc

    ResponderExcluir
  9. Amo Elis... Eterna!
    Passando aqui pra te desejar um final de semana lindo, repleto de amor, paixão, desejo e sedução. Precisa algo mais??
    Tem coisa nova no Decifra-me também. Vem comigo?
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  10. VISCERAL!

    Elis era visceral, suas interpretações mostravam o amor, a paixão, o ódio, a alegria ou a decepção que a letra da música continha.

    Ele foi intérprete mesmo! Cantando, era atriz ao mesmo tempo, porque no seu rosto e no jeito de atuar no palco mostrava o que ela sentia da música, emocionava!

    Tenho sempre em mente a imagem dela cantando "...os sonhos mais lindos, sonhei, de quimeras mil..." ou "...outro dia eu vi você na rua, cabelo ao vento gente jovem!..." mais que cantora, foi ícone!

    ResponderExcluir
  11. Complementando:

    Elis e Elvis morreram em circunstâncias parecidas né?

    Porém, isso não afetou sua imagem, porque eles são eternos...

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post!
    Bom fim de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nilza e Lindinha acho dificil não ser fã de Elis, porque ela não era só mais uma cantora, ela era a Cantora!

    Fábio, seja bem-vindo ao Verdes. Pena que vc não participou da blogagem efetivamente mas comentar tbm é uma forma de participar. Obrigada!

    Luísa, bem menos...

    Alma, que bom que vc gostou.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom texto, Vera. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Vera,

    Magistral a sua homenagem a Maior Cantora e Intérprete que já tivemos, e sem dúvida uma das Divas mundiais.

    Elis nasceu em março, se não estou enganada, eu sem saber da sua homenagem vou prestar uma homenagem à ela na data do nascimento. Elis partiu quando eu era muito pequenininha, mas eu conheci a obra por inteira de Elis e me apaixonei... Sou uma fã desmesurada pelo talento, pela voz, pela ousadia, pela Grandeza de Elis Regina.

    Querida Vera, sempre que vc. for fazer esse tipo de blogagem sobre qualquer corrente artística deixo-lhe um pedido, se tu me convidares eu ficarei muito honrada e farei jus.

    Parabéns por essa HOMENAGEM MAIS DO QUE JUSTA A NOSSA ELIS REGINA.

    Beijos,
    Daniele.

    ResponderExcluir
  16. Vera

    Muito legal homenagear quem admiramos. O seu post tá ótimo, com um tom bastante particular.
    Não vou participar dessa blogagem porque não tenho intimade com o assunto, fica para próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que delicia, relembrar Elis aqui, quantas vezes já dancei ao som de Elis, e lembro de quando bem crianca adorava ouvi-la cantar junto com Jair Rodrigues. Valeu o post bom demais, como o tempo passa rapido, ainda lembro como se fosse hoje as radios noticiando a morte dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. E, temos que admitir, ouvir Elis, principalmente O bêbado e o equilibrista até hoje nos arrepia.
    A emoção ainda está à flor da pele quando a ouvimos. Para isso,parece que o tempo não passou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Vera...ficou muito lindo o seu post..." Parabéns"...confirmei com vc duas vezes que participaria da Blogagem acho que vc se esqueceu de mim...rsrsrs...Mas fiz, está lá, essas blogagens são muito boas, pois a gente acaba divulgando notícias, temas, curiosidades e fatos assim, como Elis Regina! Valeu!!!! Bjão e um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. A blogagem coletiva ta um sucesso! Parabéns!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  21. Marconi, pena que vc não participou.

    Daniele, que pena que vc não veio me visitar, porque deixei o convite no meu blog e alguns amigos divulgaram tbm. Numa próxima te aviso, pode deixar.

    Helena, ninguém é obrigada a participar, se vc não se sente a vontade para falar, sem problemas.

    Elizabeth, é por isso que envelhecemos, o tempo passa rápido demais.

    Aninha, a Elis cantava com a alma e quando a ouvimos a vemos nos vídeos é imposssível não se sensibilizar, se emocionar.

    Cris, não esqueci de vc, só estava esperando que me avisasse quando publicares seu texto. Já te linkei.

    Paloma, é um sucesso de todos nós!

    ResponderExcluir
  22. Fiz também no meu blog uma pequena lembrança a este infausto evento ocorrido há 25 anos com referencia à sua proposta de blogagem colectiva. Votos de um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  23. Pena que eu não estava sabendo da blogagem. Fica para 17 de março. Mesmo assim eu nunca esqueço da Pimentinha e prestei-lhe uma homenagem. Da próxima vez avise-me.

    Só conheci o teu blog navegando pelo Fabio Mayer.

    Tô linkando. O blog é uóóótimo.

    SDS.

    ResponderExcluir