03 setembro, 2006
Frio e fé
Vento...muito vento. Muito friiiiiiiio.Frio cortante. Frio paralisante. Eu, friorenta assumida. Sem o amor para aconchegar. Café e vinho me esquentam. Ontem foi assim. Hoje, o sol amigo apareceu...forte, trazendo temperatura agradável. Vou aproveitar!
Foto do Rica do Portal Peregrino
Ontem falei sobre o meu sonho de fazer o Caminho de Santiago de Compostela e fiquei feliz em ver que a grande maioria dos que comentaram gostariam de fazer também. Como já falei várias vezes sou católica com simpatias pelo espiritismo e pelo budismo, mas respeito todas as religiões. Cada um sabe o que lhe faz feliz. O importante é ter fé! Hoje posto sobre outros lugares de peregrinação pelo mundo.
SÃO PEDRO, Vaticano
É o maior santuário da cristandade. Pedro, discípulo de Jesus Cristo, chegou a Roma para dirigir a Igreja. Perseguido, como vários outros cristãos, foi crucificado de cabeça para baixo por volta de 60 d.C. A Basílica foi erguida originalmente para abrigar sua tumba.
EMEISHAN, China
Uma das quatro montanhas sagradas do budismo, ali foram construídos mais de cem templos e monastérios. Recebe peregrinos de todos os cantos do mundo, que têm de subir toda a montanha a pé.
VARANASI, Índia
A cidade de Varanasi, com seus seis quilômetros de templos e palácios ao longo do rio Ganges, é a cidade mais sagrada. Segundo os hindus, quem morre em Varanasi vai direto para o céu. Varanasi é dedicada ao deus Shiva, que ali teria vivido em uma de suas encarnações humanas. Faz parte do ritual hindu, fazer pelo menos uma peregrinação ao ano para se banhar nas águas do rio.
TEMPLO DE AMON, Egito
O que sobrou do santuário erguido na cidade de Luxor há cerca de 4 mil anos é considerado um museu a céu aberto. É dedicado ao deus Amon, em sua forma de deus da fertilidade
IGREJA DE SANTA SOFIA, Turquia
Localizada em Istambul, foi construída por Justiniano, imperador romano-bizantino.
É um dos símbolos dos ortodoxos.
LALIBELA, Etiópia
Ainda é um mistério para os pesquisadores a forma como as onze igrejas cristãs foram erguidas nas rochas sólidas e são conectadas por passagens e por túneis pequenos.
BODH GAYA, Índia
É um dos lugares budistas que mais recebe peregrinos no mundo. Foi nele que Buda alcançou a iluminação.
ANGKOR, Camboja
É um dos três templos mais importantes do hinduísmo. Oculto durante séculos pelas florestas úmidas do país, esta grande cidade templária é consagrada ao deus hindu Vishnu (da destruição).
BOROBUDUR, Java
É o maior santuário budista do mundo. Seu nome significa "Templo dos Mil Budas". Construído entre os séculos XVIII e XIX, caiu no esquecimento por volta do ano 1000. Foi redescoberto em 1815 e recuperado das cinzas vulcânicas que o recobriam.
ISE, Japão
Este o mais importante santuário xintoísta do país. É dedicado ao sol. O xintoísmo, a antiga religião japonesa, prega a adoração à natureza e o culto aos kami - espíritos das montanhas, árvores, pedras, fontes e outros fenômenos naturais.
IGREJA DA NATIVIDADE, Israel
É um dos lugares mais venerados do mundo, atraindo fiéis de todos os cantos do planeta.Erguida em Belém sobre o local onde teria nascido Jesus Cristo, é a igreja mais antiga da Terra Santa, uma verdadeira jóia da história da arte. Em 326 sua construção foi ordenada por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino. O Imperador Giustiniano, por sua vez, a embelezou em 540. Da primeira época, ainda subsistem alguns mosaicos.O complexo inclui três conventos e duas igrejas menores.
Fonte IstoÉ
*Bom domingo a todos!