16 janeiro, 2006
Outro estudo falso!
Depois do escândalo do cientista coreano Hwang Woo-suk que falsificou o seu estudo sobre clonagem humana, agora é a vez do pesquisador e especialista em cancer,o norueguês Jon Sudbo, admitir que fez um estudo usando pacientes inventados, onde concluiu que tomar analgésicos comuns ajuda a prevenir câncer oral. O estudo foi publicado pela renomada revista médica Lancet em outubro com o tÃtulo "antiinflamatórios não-esteróides e o risco de câncer oral".
Segundo o jornal norueguês Dagbladet, das 908 pessoas incluÃdas no estudo de Sudbo, 250 faziam aniversário no mesmo dia. O Radium Hospital, em Oslo, onde Sudbo trabalhava, criou uma comissão para investigar por que o pesquisador falsificou as informações e como foi possÃvel que vários especialistas aprovassem o estudo sem detectar qualquer problema.
>>>Que vergonha!!!Em que pesquisas confiar, se estamos vendo que estudos importantes estão baseados em fatos fictÃcios. Esse tipo de pesquisador que está mais preocupado com a repercussão do trabalho na mÃdia do que com os benefÃcios que trará para o público alvo, tem que perder o cargo e ir preso. Picareta!!!