18 julho, 2005
Lula no Fantástico.
Ontem queria ter visto todo o programa do Chico Buarque na Band. Mas meu dever de jornalista falou mais alto e troquei para a Globo para assistir o Presidente Lula no Fantástico. Ele disse que o PT tem que apurar e explicar para a população as denúncias sobre o "mensalão" e financiamento de campnhas com recursos do caixa dois, que Lula credita ao crescimento do partido.
Para me ajudar a reproduzir o mais importante de que ele falou, peguei ajuda da Folha Online:"Se o PT cometeu erros, o PT tem explicar para a sociedade brasileira que erros cometeu. O Tarso Genro, atual presidente do PT, tem esse compromisso de explicar onde errou, por que errou e como vai consertar aquilo que foi o erro", disse ele.
Na entrevista, Lula disse que não se pode misturar a imagem de todo o PT com dirigentes partidários que eventualmente tenham cometido erros. "O PT tem na ética uma de suas marcas mais extraordinárias. E não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que se pode dizer que o PT está envolvido em corrupção."
Ele também descartou qualquer relação pessoal com as acusações de corrupção envolvendo o PT. "Já faz tempo que eu deixei de ser presidente do PT. Quando virei presidente da República, não participei mais das direções do PT, das reuniões do diretório do PT."
Lula disse que a direção do PT ficou fragilizada porque muitos membros deixaram o partido para participar do governo. Ele condenou a mentira e disse que a verdade é a melhor alternativa para resolver os problemas. "Trabalhar com a verdade é muito melhor. A desgraça da mentira é que você ao contar a primeira você a passa a vida contando mentiras para justificar o primeira mentira contada.
>>>O Presidente já devia ter falado há muito tempo sobre isso. Se o governo dele não tem nada a ver com que o partido dos trabalhadores fez, ele tem a obrigação de cobrar que os culpados sejam punidos. É o mÃnimo que nós esperamos.
>>>A jornalista Melissa Monteiro , uma brasileira que trabalha na TV francesa, não pode por uma questão de educação e respeito ficar se dirigindo ao presidente como você. Gostando ou não, ele é uma autoridade!